sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Curiosidades

 O Palmeiras tem um de seus ex-jogadores como personagem no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais. Trata-se do ex-ponta esquerda Ary Mantovani, que em 5 de outubro de 1946 marcou dois gols olímpicos na goleada palmeirense por 6 a 2 sobre a Portuguesa Santista/SP, no Palestra Itália. Até hoje, a Fifa não tem registro de que tal feito tenha sido superado ou mesmo igualado por algum jogador em partidas oficiais entre times profissionais.

 O ano era 1920. O clube compra, por 500 contos de réis, o Estádio do Palestra Itália, incluindo todo o terreno da área social. Neste mesmo ano, conquista o seu primeiro título de campeão estadual, batendo o então poderoso Paulistano, por 2 a 1, em partida extra, já que ambos terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos.

 Em julho de 1908, o Parque da Antarctica foi palco da largada e da chegada da primeira corrida automobilística disputada no Brasil e na América do Sul, fato que engrandeceu a imagem da cidade de São Paulo. "O Circuito de Itapecerica" que teve cobertura nacional e internacional, terminou com a vitória do paulista Sylvio Penteado, que correu com seu Fiat de 40 cavalos, a uma velocidade média de 50Km/H, e terminou o trajeto de 70 kilometros em uma hora e meia.

 O Palmeiras aplicou uma fantástica goleada sobre o Fortaleza no segundo jogo decisivo da Taça Brasil de 1960: 8 a 2, em 28/12/1960, no Pacaembu. O Fortaleza marcou primeiro, com Charuto, mas não resistiu a Academia. Chinesinho (2), Cruz (2), Zequinha, Romeiro, Julinho e Humberto marcaram. Charuto fez os dois dos cearenses. Na primeira partida, vitória do Palmeiras por 3 a 1

 Os compositores do hino Antonio Sergi / Gennaro Rodrigues são heteronimos, ou seja, a mesma pessoa.

 O maior artilheiro do verdão, Ettore Marcelino Domingues, o Heitor, foi também árbitro de futebol, e não foram poucos jogos que o verdão teve como juiz seu antigo grande craque.

 O Palmeiras foi o primeiro clube do Brasil a adotar um Fabricante de Material esportivo nos anos 70 com a Adidas.

 O árbitro que apitou o primeiro jogo do Palestra (2x0 contra o Savóia em 1915), Sylvio Lagrecca, já atuou com a camisa Palestrina. Foi em uma única vez, em 1915, mas o Palestra perdeu. Lagrecca atuou de centromédio. O que poucos sabem é que Lagrecca era sócio de primeira hora do clube e após apitar o primeiro jogo se tornou técnico.
 Mesmo jogando apenas 34 jogos, 1919 ficou marcado na história alviverde, já que foi o ano em que o time marcou mais gols (197).
 Na maior goleada do confronto Palmeiras x Corinthians (Palestra 8x0 Corinthians), em 1933, o último gol do Palestra, marcado por Gabardo, no goleiro Onça, do Corinthians, foi de mão.
 O Palmeiras é o melhor time da historia do Torneio Rio-São Paulo, além de ter sido o primeiro campeão em 1933 e conquistado 5 vezes o campeonato, e o primeiro do ranking com 229 jogos, 118 vitórias, 42 empates, 69 derrotas, 484 gols marcados e 373 gols contra.
 O grande centroavante Arthur Friedenreich, considerado o maior jogador brasileiro até o surgimento de Pelé, também vestiu a camisa do Palestra Itália, ainda que uma única vez. Foi em um amistoso contra o Bahia, em Salvador (4 x 0 para o Verdão em 19/09/1937), como atração principal. Aos 45 anos de idade, participava de jogos de exibição pelo país.
 Em 1996 o Palmeiras foi campeão paulista registrando a melhor campanha da história do futebol desde que foi profissionalizado. Em 30 jogos, o Verdão venceu 27, empatou 2 e perdeu apenas 1. Aproveitamento de 92%.
 Na década de 60 o Palmeiras impediu que o Santos de Pelé conquistasse 11 títulos paulistas consecutivos. O Verdão ganhou os campeonatos de 1959, 63 e 66. o Santos ganhou em 58,60,61,62,64,65,67,68 e 69.
 Em 1965, na inauguração do Mineirão, o Palmeiras inteiro, até os reservas, vestiram a camisa da seleção brasileira, para jogar um amistoso contra o Uruguai. que terminou 3x0.

 Imparato, foi o jogador do Palmeiras que mais ganhou campeonatos paulistas: 6 vezes, 1920, 1926, 1932, 1933, 1934 e 1936.

 O Palmeiras foi o 1º clube a colocar atrás do local onde os jogadores e comissão dão entrevista, um banner com os logos dos patrocinadores e fornecedores de material esportivo. Todas equipes brasileiras copiaram o Verdão nisso.
 Foi no Palmeiras, com o professor Waldir Joaquim de Moraes, que o cargo de preparador de goleiro foi criado no futebol. Hoje, a maioria das equipes no mundo tem um preparador específico para os arqueiros.
 O Palmeiras é o time brasileiro com mais participações na Libertadores, 13 no total; Também é o segundo time que mais vezes chegou à final: 4 vezes (em 61,68,99 e 2000), perdendo só para o São Paulo, que tem 5 finais disputadas.
 No paulista de 1983 o Palmeiras perdia o clássico para o Santos por 2 a 1, quando o meia Jorginho chutou a bola em direção ao gol; Ela desviou no juiz José Assis Aragão e entrou. Apesar dos protesto, o gol acabou validado porque o juiz é neutro.
 Nelson Ernesto Filo Nuñes, foi o único estrangeiro a dirigir uma Seleção Brasileira. Esse fato se deu na inauguração do Mineirão, quando o Brasil representado pelo time da Sociedade Esportiva Palmeiras, quando venceu em jogo amistoso, porém oficial, a Seleção do Uruguai por 3x0. Aliás o Palmeiras foi o único time brasileiro a vestir a jaqueta do Brasil em jogos oficiais.
 O Palmeiras foi a primeira equipe brasileira a adotar um patrocinador de grande expressão mundial (Parmalat).
 O Palmeiras é o único time do Brasil que conquistou todos os Títulos existentes no país. Foram 22 Paulistas, 8 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 5 Torneios Rio-Sao Paulo, 1 Copa dos Campeões e 1 Brasileiro da Série B.
 Na campanha em que o Palmeiras sagrou-se tricampeão do Campeonato Brasileiro, em 1993, só perdeu para um único time, o Santos (1 X 3 na 1ª fase e 0 X 1 na 2ª fase).
 Entre os anos de 1936 e 1937 o Palestra Itália quebrou o recorde brasileiro de partidas invictas, naquele período, nossa equipe permaneceu nada menos do que 43 jogos sem perder.
 Seguindo o conselho de um pai-de-santo, o Palmeiras jogou a final do Paulistão de 1954 com camisas azuis. O Verdão(?) empatou em 1x1 com o Corinthians e acabou perdendo o título.
 No Brasileirão de 72 o Palmeiras foi a 1ª equipe a chegar a incrível marca de 25 vitórias no campeonato, recorde quebrado somente em 2003 pelo Cruzeiro num campeonato com quase 20 jogos a mais do que o de 72.
 O Palmeiras já enfrentou a Seleção Brasileira. O jogo aconteceu em 16 de dezembro de 1934, no Parque Antártica, No selecionado nacional,craques do nível de Leônidas da Silva, Waldemar de Brito,Nariz e Arakem Patusca, entre outros, levaram a equipe à vitória por4 a 1. O gol de honra dos palestrinos foi marcado por Carazzo.
 O Palmeiras já teve 19 jogadores disputando uma Copa do Mundo enquanto vestiam a nossa camisa. Com a ida de Marcos e Arce à Copa de 2002 esse número chegou a 21.
 A maior goleada obtida pelo Palmeiras em toda a sua história foi por 11 a 0. A partida aconteceu no dia 8 de agosto de 1920, no Parque Antártica, e foi válida pelo Campeonato Paulista daquele ano - o qual, aliás, o Verdão então venceu pela primeira vez.A vítima foi o S.C Internacional.
 Ademir da Guia, o Divino, é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Palmeiras. O maior jogador de toda a história do Verdão estreou em 14 de julho de 1962, e realizou sua última partida em 24 de janeiro de 1984, Entre esse período, Ademir da Guia participou de 866 jogos e, nestes, marcou 153 gols, sendo também o terceiro maior artilheiro da história do clube, superado apenas por Heitor e César Maluco.

 Na chegada dos jogadores campeões da Copa Rio, em 1951, havia cerca de 1 milhão de pessoas nas ruas de São Paulo.Os cálculos são da Imprensa da época.

 O Palmeiras já ganhou a São Silvestre! Isso aconteceu em 1927,quando o Verdão faturou por equipes a mais tradicional prova de atletismo de rua de todo o mundo.

 A maior goleada do Palmeiras em jogos internacionais foi de 9 a 0. O jogo aconteceu em 24 de janeiro de 1970, numa partida amistosa contra o Guabirá, da Bolívia.
 O Palmeiras tem muita tradição também no basquete. O clube é um dos fundadores da Federação Paulista de Basquetebol, ao lado de Paulistano, Espéria, ACM e AA São Paulo.

 O Palmeiras foi o primeiro campeão paulista após a adoção do profissionalismo no futebol. Isso aconteceu em 1933, quando ainda nos chamávamos Palestra Itália.

 O recorde de público do estádio Palestra Itália, aconteceu em18 de agosto de 1976. O jogo foi contra o XV de Piracicaba. Naquela noite, 35.913 torcedores pagaram ingresso. O lateral direito Djalma Santos, do Palmeiras, foi o primeiro jogador brasileiro a ser convocado para a seleção da Fifa.

 Apenas três jogadores têm seus bustos nos jardins da sede social do Parque Antarctica: Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia. De acordo com o estatuto do clube, só merecem a homenagem os atletas que nunca jogaram contra o Palmeiras.

 O atacante Heitor é o maior goleador da História do Palmeiras. Atuando no clube de 1917 a 31, ano em que encerrou a carreira, Heitor marcou 227 gols.O Palmeiras é o único time a ser campeão paulista sem perder nenhuma partida. Foi em 1932, ano em que a Revolução Constitucionalista fez com que a competição tivesse apenas um turno. O Alviverde conquistou o título com 11 vitórias.

 Em 1959 o Palmeiras foi campeão paulista em cima do Santos, sendo o único a conquistar um título em cima do então time invencível da Era Pelé.

 No bicampeonato Brasileiro de 1973, o Palmeiras bateu o recorde de jogos num mesmo Campeonato Brasileiro, atuando 40 vezes.

 Mazzola (José João Altafini), ex-atacante palmeirense, é o único jogador a jogar a Copa do Mundo por duas seleções diferentes.Fez parte do primeiro grupo brasileiro campeão do mundo, em 1958, na Suécia, e em 62, por causa de sua descendência italiana, disputou a Copa do Chile pela Itália.

Além dos 21 títulos regionais que possui, o Palmeiras ainda tem outros 25 vice-campeonatos paulistas registrados em sua história.

 O Palmeiras conta hoje com a 5ª maior torcida do mundo:15 milhões de torcedores, aproximadamente.